Notícias

V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología

O Professor Luiz Cláudio Lourenço, pesquisador do LASSOS, apresenta, nesta quinta-feira (08/06), o trabalho “Tempo e espaço na pesquisa sobre o controle social de jovens no Brasil: etnografando prontuários de internos nos anos 1930”, no V Congreso de la Associación Latinoamericana de Antropología, que ocorre entre os dias 06 e 09 de junho do presente ano, em conjunto com o XVI Congreso de Antropología en Colombia, na cidade de Bogotá, Colômbia.

A apresentação é um dos resultados do projeto de pesquisa “Abandono e controle: um estudo sobre os prontuários de crianças e jovens internadas em reformatórios entre 1925-1935 em São Paulo”, desenvolvido pelo pesquisador em conjunto com os professores Marcos César Alvarez e Fernando Salla (FFLCH/USP). Utilizando documentos de arquivo da Fundação Casa, a pesquisa busca descrever e compreender a construção da vida institucional de jovens que foram internos do sistema socioeducativo paulista, nos anos 1930.

O professor Luiz Lourenço participa do Simpósio “Sentidos de Justiça, Ilegalismos e Criminalidade em Perspectiva”, coordenado por Juliana Melo (UFRN) e Marcus Cardoso (UNIFAP), conforme a programação do congresso.