Eventos LASSOS

Exibição e debate de “Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil”

Divulgação - filme Central

Hoje, dia 19/06, às 19h10, no Cinema do Museu (Corredor da Vitória, Salvador/BA), será exibido o filme Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil, de Tatiana Sager (veja página no Facebook).

O filme, inspirado no livro Falange Gaúcha: o Presídio Central e a história do crime organizado no RS, do jornalista Renato Dornelles, se passa no Presídio Central, de Porto Alegre, e aborda problemas comuns a demais prisões no país, a exemplo do Presídio Lemos de Brito, em Salvador. A proposta é retratar a situação precária do Central e mostrar o poder das facções criminosas, que ditam regras dentro e fora da cadeia, por meio de depoimentos de presos, familiares e autoridades ligadas ao sistema de justiça criminal. Além de captar o consumo livre de drogas e o tráfico de armas dentro desta prisão, o filme traz à tona a singularidade desta unidade prisional do Rio Grande do Sul: a convivência dos detentos em galerias sem grades.

Após a exibição, haverá debate, com a participação de Tatiana Sager, diretora do filme, de Renato Dornelles, codiretor e roteirista, e do professor Luiz Lourenço, cientista social e pesquisador do LASSOS – Laboratório de Estudos Sobre Crime e Sociedade.