Notícias

X Encontro ANDHEP: enviem seus trabalhos!

[Atualização: inscrições de trabalhos prorrogadas até o dia 08/04/2018]

A Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP) convoca toda a comunidade acadêmica interessada para participar do X Encontro Anual da ANDHEP, que ocorrerá na UESPI, em Teresina (PI), entre 23 e 25 de maio de 2018, com a temática “Direitos Humanos em Movimento: avanços e retrocessos nos 30 anos da Constituição Cidadã e 70 anos da Declaração Universal”. Fundada em 2003, a ANDHEP congrega pesquisadores especializados em Direitos Humanos, de modo que as submissões de trabalhos estão abertas a todos aqueles que desenvolvem pesquisas na área.

O Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS) está na coordenação de dois Grupos de Trabalho no evento:

  • GT 12 – Segurança Pública e Direitos Humanos, coordenado pela Professora Mariana T. Possas (PPGCS/UFBA)

É histórica no Brasil a tensão entre políticas de segurança pública e direitos humanos. Este GT busca discutir as relações entre as concepções vigentes de segurança pública em face ao paradigma dos direitos humanos, englobando não somente direitos individuais em face das instituições responsáveis pelo sistema de segurança pública, sobretudo as políticas federais e estaduais, a polícia, a justiça criminal e o sistema penitenciário, mas também a eficácia dessas políticas e as opiniões e representações correntes no debate público sobre segurança e o entrelaçamento de políticas de segurança pública com a condição e aplicabilidade dos direitos individuais, sociais e políticos.

  • GT 15 – Direitos Humanos nas Ciências Sociais, coordenado pelas doutorandas Núbia dos Reis Ramos e Lorena Sales de Almeida (LASSOS/UFBA)

Este grupo de trabalho visa reunir estudos sobre os Direitos Humanos à luz das Ciências Sociais. São esperados trabalhos que discutam os Direitos Humanos em seus aspectos discursivos e das ideias que os regulam, bem como abordagens sobre suas mobilizações e práticas por atores sociais e instituições. Buscamos trabalhos que se afastem das concepções normativas e proponham novos olhares sobre esse objeto, seja no contexto nacional ou internacional.

Convidamos, assim, todos os interessados a debaterem conosco. Para submeter trabalhos ou inscrever-se, acesse o site do evento. As submissões estão abertas até o dia 08/04/18 – confira regras e detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *