Seleção de bolsista de iniciação científica PIBIC

A Coordenação do Projeto “Seletividade penal e prisão: um estudo dos prontuários arquivados no Presídio de Salvador/BA (2017-2018)”/ EDITAL PROPCI/UFBA 01/2018 – PIBIC, a ser desenvolvido pelo Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS, Departamento de Sociologia – FFCH/UFBA, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de Estudante-candidato(a) a bolsa de iniciação científica.

ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSOS DO ESTUDANTE BOLSISTA

I. Participar de todas as atividades programadas para o desenvolvimento do seu plano de trabalho, segundo cronograma de execução;
II. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa, perfazendo, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais de dedicação às atividades estabelecidas no plano de trabalho e/ou exigidas pelo Programa;
III. Apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral, no Seminário Estudantil de Pesquisa, Criação e Inovação (SEMENTE), participando integralmente das atividades;
IV. Fazer referência à condição de bolsista do PIBIC/UFBA – UFBA, PIBIC/UFBA- CNPq, PIBIC/UFBA –FAPESB, nas publicações e trabalhos apresentados;
V. Apresentar relatório de acompanhamento (após 6 meses de bolsa), e final (após 12 meses de Bolsa), observando as exigências de cada agência de financiamento;
VI. Devolver ás agências de fomento (CNPq ou FAPESB), ou à Pró-Reitoria de Pesquisa, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos na RN 017/2006 alterada pela RN 042/2013 CNPq e acima não sejam cumpridos;
VII. Não se afastar ou ficar impedido de desenvolver presencialmente o Plano de Trabalho para o qual foi indicado pelo Orientador. O afastamento, ausência ou impedimento do bolsista será imediatamente comunicado à PROPCI.

REQUISITOS NECESSÁRIOS / CANDIDATO(A) BOLSISTA

I. Estar regularmente matriculado(a) em um dos seguintes cursos de graduação em Ciências Sociais/UFBA, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades/UFBA, Medicina/UFBA ou Direito /UFBA,  com bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, com média geral igual ou superior a 5,0 (cinco).
II.  Ter currículo publicado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
III. Não acumular a bolsa de iniciação à pesquisa com outras de quaisquer agências nacionais ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres, inclusive do Programa Permanecer, Programa de Extensão Universitária e não participar de Monitoria.
IV. Participar e ser aprovado em todas as etapas da chamada pública processo seletivo.

1. DAS VAGAS, DA VIGÊNCIA E DO VALOR DA BOLSA

I. Serão ofertadas 02 (duas) vaga(s).
II. O período de duração da bolsa é de 12 (doze) meses (01/08/2018 a 31/07/2019), desde que não ultrapasse o tempo regular da graduação.
III. O valor mensal das bolsas concedidas é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), sujeitos a reajustes definidos pelas respectivas instituições financiadoras.
IV. O bolsista que não apresentar o Relatório Parcial terá sua bolsa suspensa até a entrega do mesmo;

2. DAS INSCRIÇÕES

Os/As candidatos(as) deverão se inscrever no processo seletivo, no período de 17/05/2018 até às 17h do dia 21/05/2018, exclusivamente por meio do endereço eletrônico: lassosufba.pibic@gmail.com
As inscrições enviadas após este prazo serão desconsideradas.
O/A candidato(a) deverá encaminhar por e-mail a cópia digitalizada em formato PDF dos seguintes documentos:
a) ficha de inscrição totalmente preenchida;
b) comprovante de matrícula 2018.1 e
c) histórico escolar atual (versão do SIAC UFBA).

3. DA SELEÇÃO

O processo seletivo ocorrerá em 2 etapas:
• 1ª etapa: Análise da ficha de inscrição e dos documentos enviados pelos/as candidatos/as. A confirmação da homologação da inscrição será divulgada aos candidatos por e-mail às 18 horas do dia 21/05/2018.
• 2ª etapa: Entrevista. Os candidatos com as inscrições homologadas deverão comparecer presencialmente à entrevista.
Local: Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH-UFBA, Pavilhão de Aulas Raul Seixas, Estrada de São Lázaro,  197, Federação.
Data: 22/05/2018, das 13h30 às 16h, em ordem de chegada.

4. DO RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado, no dia 22/05/2018, por meio do endereço eletrônico informado pelos candidatos. Os aprovados serão convocados imediatamente para a assinatura do cadastro de bolsista.