Editais, Notícias

Chamada – Seleção de Pós-doutorado – NEV/USP 2019 [Divulgação]

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) está selecionando oito bolsistas de pós-doutorado para desenvolver projetos de pesquisa no programa Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: direitos humanos, violência e confiança institucional (CEPID-FAPESP), com duração de, no mínimo, um ano, com possibilidade de renovação.

O objetivo do programa de pesquisa é analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas na cidade de São Paulo. Espera-se que os bolsistas de pós-doutorado (PD) conduzam pesquisa teórica e empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a organização de seminários, elaboração de papers, supervisão de alunos da graduação, a disseminação dos resultados da pesquisa e cooperação com os projetos educacionais.

Abaixo a lista dos eixos temáticos para as propostas:

Eixo 1: Legitimidade, violência, punição e democracia
1.1. Legitimidade na perspectiva dos cidadãos
1.2. Relações de autoridade nas organizações policiais e no judiciário
1.3. Socialização legal de adolescentes
1.4. Cidades, crime organizado e prisões

Eixo 2: Estudos metodológicos direcionados a pesquisas sobre legitimidade, juventude, violência e cidades
2.1. Estudos longitudinais
2.2. Pesquisa a partir de Big Data
2.3. Opinião pública, discursos e representações sociais

Eixo 3: Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE)

Prazo para inscrição: 18 de março de 2019.

Para mais informações sobre os temas específicos da pesquisa e os requisitos para a inscrição, acesse o edital e a página: http://nevusp.org/chamado-para-bolsas-de-pos-doutorado/