Eventos LASSOS, Seminários

Seminário Lassos – Justiça Restaurativa e os Direitos das Mulheres, com Juliana Tonche (PPGCS/UFBA)

Convidamos a todos para o Seminário LASSOS Justiça Restaurativa e os Direitos Humanos das Mulheres, no dia 28 de setembro de 2018, às 14h, na sala de videoconferência (Pavilhão de Aulas Raul Seixas, campus de São Lázaro/UFBA), com participação de Juliana Tonche, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPGCS/UFBA).

A professora Juliana Tonche é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2015),  com período-sanduíche na Universidade de Ottawa, mestre em Sociologia (2010) e graduada em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fez pós-doutorado também na Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Sociologia, entre 2015 e 2018 e iniciou, recentemente, o pós-doutorado no PPGCS/UFBA. Tem experiência na área da Sociologia, com ênfase em Sociologia da administração de conflitos e Sociologia das profissões, tendo atuado principalmente no tema da justiça restaurativa.

No seminário, será discutida a justiça restaurativa, refletindo sobre sua aplicação aos casos de violência contra as mulheres. Nas palavras da professora:

Ocorreu recentemente em nosso país um processo de institucionalização da Justiça Restaurativa (JR) como uma política pública nacional de justiça. Desde 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a apoiar e incentivar o uso deste novo modelo de gestão de conflitos para um maior número de casos, incluindo aqueles que envolvem a violência contra a mulher. Assim, serão discutidos nesta apresentação aspectos teóricos e práticos relacionados à JR que podem dar subsídios para a reflexão sobre as possibilidades de sua utilização nestes casos, considerando as especificidades que marcam a violência de gênero e a resposta estatal à mesma.

Compareçam e participem!

O quê? Seminário LASSOS sobre Justiça Restaurativa e os direitos humanos das mulheres
Quando? 28 de setembro de 2018, às 14h
Onde? Sala de videoconferência, Pavilhão de Aulas Raul Seixas – Campus de São Lázaro/UFBA (Estrada de São Lázaro, n.º 197, Federação, Salvador/BA)